segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Patriotismo

"estamos indo de volta pra casa..." - Por enquanto (Legião Urbana )

Jaraguá do Sul sediou, nesse feriadão de 15 Novembro, o 22º encontro dos Veteranos da FEB, a Força Expedicionária  Brasileira. O evento que teve início ainda na sexta, dia 12, com a chegada dos Pracinhas à Jaraguá, contou com homenagens, palestras, exposição das viaturas utilizadas na Segunda Guerra (e viaturas atuais), jantares, além de um desfile pela Av. Getúlio Vargas, com os ex-combatentes e outros oficiais do exército. O encontro (que ocorreu até a tarde deste domingo, dia 15) reuniu cerca de 70 ex-combatentes, de todas as regiões do país além dos pracinhas de Jaraguá, e trouxe uma sensação de patriotismo à cidade. É muito engrandecedor receber tal evento, e falo isso como cidadão. Ter aqui na cidade aqueles que lutaram por nosso país, é algo que me enche de orgulho.
Infelizmente, não pude prestigiar a homenagem feita no teatro da SCAR, entre outras partes do evento, a não ser pela exposição de viaturas  e do desfile. Mas nessas poucas horas que consegui prestigiar o evento, pude notar a emoção desses grandes homens que serviram o Brasil em batalhas na Itália durante os anos de 1944 e 1945. Enquanto passava pelo Museu da Paz, na antiga estação ferroviária de Jaraguá, pude perceber o entusiasmo e a simpatia desse senhores, que respondiam, sem se queixar, as perguntas das mais diversas pessoas, independentemente se eram funcionários do museu, crianças que os entrevistavam para algum trabalho de escola ou pessoas comuns que queriam conhecer um pouco mais de suas fascinante memórias.
Durante o desfile, a alegria tomou conta dos expedicionários. Mesmo com alguma dificuldade de subir nos caminhões, mantiveram o sorriso, e ficaram abanando para o público.
São nessas horas em que a sensação de nacionalismo acontece. É vendo esses homens em que sentimos o verdadeiro patriotismo, e não aquele passageiro de época de Copa do Mundo. É aí que tenho orgulho de dizer: "Sou Brasileiro!". E é nessa hora em que povo e governantes (com exceção da figura maior de Jaraguá do Sul, a prefeita Cecília Konell, que não se fez presente em evento de tamanha importância e nem justificou sua ausência) se reúnem para prestigiar a nossa história e nosso país.
E para isso é esse post. Para ressaltar a importância de prestigiar tais eventos, de prestigiar a história que se apresenta viva. De dar importância àqueles que deram sangue por nós, de glorificar nosso Brasil!

Aos veteranos da FEB, meu sincero muito obrigado!




Veteranos da FEB durante desfile, na Av. Getúlio Vargas, 15/11/2010

3 comentários:

  1. muito bom isso, gui!
    muito muito bom!

    e tu sabes o quanto eu gosto de tuas referências musicais.

    abração!

    ResponderExcluir
  2. o gui, lembra do sr Anselmo, q falo com a gente no museu emílio da silva na oitava série??? ele tava la.

    ResponderExcluir
  3. Sim sim, vi ele lá ;D
    Até onde eu sei ele é presidente da FEB aqui de Jaraguá.

    ResponderExcluir