quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O campeão voltou, tomara que seja pra ficar...

"O início, o fim e o meio" - Gita (Raul Seixas)

Uma final de campeonato é feita de vários componentes. Abaixo, textos para cada um desses itens.

Malwee x ACBF (semi-final)
Semi-finais: Antes de toda final, há uma semi-final. Isso é óbvio. Mas, para não deixar essa frase ridícula, como se fosse dita pelo Galvão Bueno, vou explicá-la. As semi-finais da Liga Futsal de 2010, influenciaram a final mais do que o normal, e por isso, a necessidade de elencá-las aqui nesse texto. A Malwee depois de ter derrotado o Joinville, derrotou o Carlos Barbosa, carrasco da final do ano passado,  de forma magistral, dando moral à equipe. O Copagril, que foi a grande surpresa da liga, derrotou o Corinthians, time com o então melhor aproveitamento e fortíssimo candidato ao título, com o gol da classificação há meros 2 segundos para o fim da partida. Fazendo assim com que o segundo jogo da final, fosse disputado em Jaraguá (time com o melhor aproveitamento depois da eliminação do Corinthians). O que foi decisivo para a vitória jaraguaense.

Arena Jaraguá - final 23/11/2010
Torcida: É sempre assim. A cada final que a Malwee chega digo que é impossível de se colocar mais gente dentro da Arena. E a cada final, eles dão um jeito. Não sei mais nem o motivo da placa na entrada da Arena, onde está escrito: "Capacidade máxima: 8 000 lugares". Sem brincadeira, hoje tinha 10 (mil). Pergunte a quem estava lá. Não havia cadeiras vazias, não havia escada sem alguém sentado, não havia corredor sem alguém de pé, não havia parapeito sem alguém apoiado, todos assistindo ao jogo. Foi impressionante. 10 mil torcedores apoiando a Malwee, gritando, fazendo uma das "olas" mais legais que já vi, não têm como não influenciar os times em quadra. Torcida ganha jogo sim!

Os times: A Malwee veio completa e jogando o "fino da bola", determinada a ganhar, mas tudo no seu devido tempo, sem afobação.
O Copagril tinha que no mínimo tentar o empate. Mas sabia das dificuldades e acredito que havia se preparado para a condição de ter de buscar a vitória ainda no tempo normal. E principalmente, veio sabendo que o resultado obtido até aquele momento, já era excelente.

O jogo: Tranquilo por ser uma final, porém não menos emocionante. O jogo começou equilibrado, a Malwee pressionava a saída de bola do Copagril, que na maioria das vezes sedia. Foi o Copagril quem deu o primeiro chute de maior perigo, mas sem eficiência. A Malwee então, passado alguns minutos, começou a pressionar mais e chegar com maior facilidade ao ataque, a tomar conta do jogo, proporcionando lances de perigo. Falcão fez a galera vibrar com uma "lambreta", que há muito tempo não fazia. Valdin tirou o primeiro grande grito de "uuuhhhlll" da torcida ao chutar uma na trave. Foi ele também quem fez o primeiro gol. Depois de um lance polêmico na área, onde ele acabou indo para o chão, a torcida ficou pedindo pênalti, os marcadores pararam por um momento, uma vez que ele estava no chão, e ficaram olhando para o juiz para ver qual seria a sua atitude. O Valdin, esperto, percebendo que o juiz não marcaria nada e aproveitando o curto momento de distração, dos marcadores e do próprio goleiro, chutou sentado, e acabou fazendo o gol, para a surpresa da torcida. Garanto que teve torcedor que nem viu o gol.
O segundo gol da Malwee ocorreu logo cerca de 1 minuto depois. Leco recebeu a bola e no ainda no ar, emendou um chute, que foi travado, fazendo com que a bola ficasse sobrando na área. E meio "aos trancos e barrancos" consegui chutar a bola direto para o fundo da rede. Malwee: dois; Copagril: zero.
No segundo tempo a Malwee começou administrando o resultado. Teve algumas boas chances, com gols perdidos de forma inacreditável, como quando o Falcão isolou a bola na arquibancada superior, ou pelas belas defesas do goleiro deles, nos chutes de Lenísio. O jogo ganhou outra dimensão quando o Copagril colocou o goleiro-linha. Passaram a deter mais tempo de posse de bola e executar jogadas com mais perigo. A Malwee procurou aproveitar a brechas deixadas pro esse sistema de jogo, mas foi em vão. Mesmo quando a bola caiu nos pés de Falcão, o goleiro (linha) deles bloqueou o chute quando ainda estava no meio da quadra.
O jogo foi se encaminhando para o fim. Com o Leco brigando pela bola como sempre, o Chico fortalecendo nossa  defesa e proporcionando alguns lances de perigo no ataque, o Valdin jogando com uma disposição espetacular, o Neto segurando o jogo de forma impressionante e decisiva, Bruno Souza, Jonathan e Índio crescendo cada vez mais no grupo da Malwee e o Tiago sempre fazendo defesas milagrosas.

Resultado final: Malwee dois à zero. Tetra-campeã da Liga Futsal, juntando-se a Carlos Barbosa e a  extinta Ulbra em números de títulos dessa competição.

A situação extra-jogo: A Malwee vive nesse ano de 2010 o período mais dramático de sua existência. Boatos de que o time irá fechar as portas correm desde a metade do ano. E, infelizmente, aqueles boatos que   falei quase que jurando, à alguns amigos meus, que eram apenas falatórios com o objetivo de desmotivar o time, ganharam tom de verdade. Tiago já havia anunciado sua saída, jogará no futsal russo ano que vem. Lenísio que fechou contrato com o Petrópolis, de Vander Carioca. E o Falcão? Enquanto a imprensa local anuncia que a possível saída de Falcão não está confirmada, a imprensa Rio/São Paulo já anuncia que a o acerto dele com o Santos está a um pequeno passo. E foram os gritos para esses jogadores que ecoaram na Arena no final do jogo. Entre os gritos de "tetra-campeã", e "o campeão voltou", ouviu-se "fica Tiago", "fica Lenísio", "fica Falcão" e principalmente "fica Malwee".
Cartazes foram espalhados pela Arena, com o pedido de que se continue com o projeto da Malwee Futsal, que fez com que Jaraguá se tornasse conhecida nacionalmente. A resposta dos dirigentes será anunciada ainda essa semana, segundo os meios de comunicação. Apesar disso, o discurso de muitos jogadores já é de despedida.

A comemoração: O ato de erguer o troféu é o que concretiza o título. É quando a festa maior é feita. E que festa aconteceu hoje. Quero ressaltar principalmente o que a torcida fez, ao ovacionar o vice-campeão Copagril, que merecidamente ganhou o vice. E é claro, a festa feita pela mesma ao time campeão, a Malwee. Foi emocionante de se ver.



*texto escrito dia 23/11/2010
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Para finalizar: Espero que este não tenha sido o último título da Malwee da Liga Futsal. Que esta bela história que vem sido construída ao longo dos anos não se acabe. Que Wander Weege e os empresários da Malwee malhas reconsiderem, e continuem a dar suporte a esse sonho que é a Malwee Futsal. Que possamos comemorar muitos títulos ainda. E sim, time como esse não vai mais existir, mas que ainda existam muitos outros aqui em Jaraguá.

Malwee Futsal, o sonho não pode acabar!



Outros textos sobre a Malwee:

5 comentários:

  1. gui ç.ç
    Você me manda vir aqui comentar bem num post sobre futesal? D:

    ResponderExcluir
  2. FUTESAL já da pra ver que o bicho não entende nada, kkkk,
    mas muito bom o post Gui, com alguns errinhos que acredito que cometidos pelo emoção pós partida, que não deixam o post menos bom.
    Também espero que a Malwee continue no patrocínio, sei que pode ser difícil, mas sei também que a Associação Desportiva Jaraguá(O verdadeiro nome do nosso time) continuará, espero um forte patrocinador também, para que possamos ter ainda alegria com os resultados do FUTSAL.

    ResponderExcluir
  3. E comemorar que sabe ainda muitos tetras-campeonatos!

    ResponderExcluir
  4. Parabens Guilherme você como sempre se superando ao escrever seus textos, em relação ao jogo voce explicou exatamente como foi, enquanto eu lia o texto senti como se estivesse vivendo o momento na arena novamente, desde os gols, faltas ate a premiação
    Muito bom gostei do seu Post ;)

    ResponderExcluir
  5. ótima tua postagem, gui, ótima!

    legal teres linkado ali meus textos :)

    eu estou cético, tu podes perceber. acho que tudo que começa um dia termina. e assim vou levando esse talvez final desta equipe multicampeã.

    se não acontecer, maravilha. a torcida continuará sendo a mesma.

    se acontecer, já deixa saudades.

    parabéns, novamente, pela postagem.

    grande abraço!

    ResponderExcluir