"O início, o fim e o meio" - Gita (Raul Seixas)
Uma final de campeonato é feita de vários componentes. Abaixo, textos para cada um desses itens.
Malwee x ACBF (semi-final) |
Arena Jaraguá - final 23/11/2010 |
Os times: A Malwee veio completa e jogando o "fino da bola", determinada a ganhar, mas tudo no seu devido tempo, sem afobação.
O Copagril tinha que no mínimo tentar o empate. Mas sabia das dificuldades e acredito que havia se preparado para a condição de ter de buscar a vitória ainda no tempo normal. E principalmente, veio sabendo que o resultado obtido até aquele momento, já era excelente.
O jogo: Tranquilo por ser uma final, porém não menos emocionante. O jogo começou equilibrado, a Malwee pressionava a saída de bola do Copagril, que na maioria das vezes sedia. Foi o Copagril quem deu o primeiro chute de maior perigo, mas sem eficiência. A Malwee então, passado alguns minutos, começou a pressionar mais e chegar com maior facilidade ao ataque, a tomar conta do jogo, proporcionando lances de perigo. Falcão fez a galera vibrar com uma "lambreta", que há muito tempo não fazia. Valdin tirou o primeiro grande grito de "uuuhhhlll" da torcida ao chutar uma na trave. Foi ele também quem fez o primeiro gol. Depois de um lance polêmico na área, onde ele acabou indo para o chão, a torcida ficou pedindo pênalti, os marcadores pararam por um momento, uma vez que ele estava no chão, e ficaram olhando para o juiz para ver qual seria a sua atitude. O Valdin, esperto, percebendo que o juiz não marcaria nada e aproveitando o curto momento de distração, dos marcadores e do próprio goleiro, chutou sentado, e acabou fazendo o gol, para a surpresa da torcida. Garanto que teve torcedor que nem viu o gol.
O segundo gol da Malwee ocorreu logo cerca de 1 minuto depois. Leco recebeu a bola e no ainda no ar, emendou um chute, que foi travado, fazendo com que a bola ficasse sobrando na área. E meio "aos trancos e barrancos" consegui chutar a bola direto para o fundo da rede. Malwee: dois; Copagril: zero.
No segundo tempo a Malwee começou administrando o resultado. Teve algumas boas chances, com gols perdidos de forma inacreditável, como quando o Falcão isolou a bola na arquibancada superior, ou pelas belas defesas do goleiro deles, nos chutes de Lenísio. O jogo ganhou outra dimensão quando o Copagril colocou o goleiro-linha. Passaram a deter mais tempo de posse de bola e executar jogadas com mais perigo. A Malwee procurou aproveitar a brechas deixadas pro esse sistema de jogo, mas foi em vão. Mesmo quando a bola caiu nos pés de Falcão, o goleiro (linha) deles bloqueou o chute quando ainda estava no meio da quadra.
O jogo foi se encaminhando para o fim. Com o Leco brigando pela bola como sempre, o Chico fortalecendo nossa defesa e proporcionando alguns lances de perigo no ataque, o Valdin jogando com uma disposição espetacular, o Neto segurando o jogo de forma impressionante e decisiva, Bruno Souza, Jonathan e Índio crescendo cada vez mais no grupo da Malwee e o Tiago sempre fazendo defesas milagrosas.
Resultado final: Malwee dois à zero. Tetra-campeã da Liga Futsal, juntando-se a Carlos Barbosa e a extinta Ulbra em números de títulos dessa competição.
A situação extra-jogo: A Malwee vive nesse ano de 2010 o período mais dramático de sua existência. Boatos de que o time irá fechar as portas correm desde a metade do ano. E, infelizmente, aqueles boatos que falei quase que jurando, à alguns amigos meus, que eram apenas falatórios com o objetivo de desmotivar o time, ganharam tom de verdade. Tiago já havia anunciado sua saída, jogará no futsal russo ano que vem. Lenísio que fechou contrato com o Petrópolis, de Vander Carioca. E o Falcão? Enquanto a imprensa local anuncia que a possível saída de Falcão não está confirmada, a imprensa Rio/São Paulo já anuncia que a o acerto dele com o Santos está a um pequeno passo. E foram os gritos para esses jogadores que ecoaram na Arena no final do jogo. Entre os gritos de "tetra-campeã", e "o campeão voltou", ouviu-se "fica Tiago", "fica Lenísio", "fica Falcão" e principalmente "fica Malwee".
Cartazes foram espalhados pela Arena, com o pedido de que se continue com o projeto da Malwee Futsal, que fez com que Jaraguá se tornasse conhecida nacionalmente. A resposta dos dirigentes será anunciada ainda essa semana, segundo os meios de comunicação. Apesar disso, o discurso de muitos jogadores já é de despedida.
A comemoração: O ato de erguer o troféu é o que concretiza o título. É quando a festa maior é feita. E que festa aconteceu hoje. Quero ressaltar principalmente o que a torcida fez, ao ovacionar o vice-campeão Copagril, que merecidamente ganhou o vice. E é claro, a festa feita pela mesma ao time campeão, a Malwee. Foi emocionante de se ver.
*texto escrito dia 23/11/2010
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Para finalizar: Espero que este não tenha sido o último título da Malwee da Liga Futsal. Que esta bela história que vem sido construída ao longo dos anos não se acabe. Que Wander Weege e os empresários da Malwee malhas reconsiderem, e continuem a dar suporte a esse sonho que é a Malwee Futsal. Que possamos comemorar muitos títulos ainda. E sim, time como esse não vai mais existir, mas que ainda existam muitos outros aqui em Jaraguá.
Malwee Futsal, o sonho não pode acabar!
Outros textos sobre a Malwee:
gui ç.ç
ResponderExcluirVocê me manda vir aqui comentar bem num post sobre futesal? D:
FUTESAL já da pra ver que o bicho não entende nada, kkkk,
ResponderExcluirmas muito bom o post Gui, com alguns errinhos que acredito que cometidos pelo emoção pós partida, que não deixam o post menos bom.
Também espero que a Malwee continue no patrocínio, sei que pode ser difícil, mas sei também que a Associação Desportiva Jaraguá(O verdadeiro nome do nosso time) continuará, espero um forte patrocinador também, para que possamos ter ainda alegria com os resultados do FUTSAL.
E comemorar que sabe ainda muitos tetras-campeonatos!
ResponderExcluirParabens Guilherme você como sempre se superando ao escrever seus textos, em relação ao jogo voce explicou exatamente como foi, enquanto eu lia o texto senti como se estivesse vivendo o momento na arena novamente, desde os gols, faltas ate a premiação
ResponderExcluirMuito bom gostei do seu Post ;)
ótima tua postagem, gui, ótima!
ResponderExcluirlegal teres linkado ali meus textos :)
eu estou cético, tu podes perceber. acho que tudo que começa um dia termina. e assim vou levando esse talvez final desta equipe multicampeã.
se não acontecer, maravilha. a torcida continuará sendo a mesma.
se acontecer, já deixa saudades.
parabéns, novamente, pela postagem.
grande abraço!