terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O lado obscuro do futebol brasileiro

"A história se repete mas a força deixar a história mal contada"
"É tão fácil ir adiante e esquecer que a coisa toda tá errada" - Toda forma de poder (Engenheiros do Hawaii)

Finalmente a CBF reconheceu o que o resto do Brasil já sabia: que o Flamengo é o campeão do campeonato brasileiro de 1987. Acontece que tal decisão não se baseia no reconhecimento do erro cometido no ano 87. É apenas parte de um rolo muito maior.
Nos últimos dias, discussões veem acontecendo acerca dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2012 até 2014. Tais discussões criaram desentendimento no Clube dos 13, que agora vê sua estabilidade ameaçada.
Além disso, a eleição para a presidência do Clube dos 13 já foi cercada de tensão. E os últimos acontecimentos  (a Taça das Bolinhas sendo entregues para o São Paulo e o reconhecimento do título de 87 do Flamengo), com o dedo do Ricardo Teixeira, apimentaram ainda mais a situação.
É com essa a linha de pensamento, que o jornalista Paulo Vinicius Coelho trabalha em seu blog. Pensamento esse que, aparenta ser bastante plausível, e que mostra o lado obscuro do futebol brasileiro, como também, sua péssima capacidade de organização.
Prefiro não entra em maiores detalhes de toda essa novela, uma vez que não acredito ter argumentos suficientes sobre essa polêmica, da qual também prefiro manter distância.
Com esse post, quero ressaltar a importância para o Flamengo do reconhecimento do título de 1987 por parte da CBF. Apesar de todo flamenguista se considerar hexacampeão desde 2009, é importante passar a história a limpo, fazendo com que todos os outros saibam e respeitem tal conquista. E me alegra o fato de não precisar mais ouvir de gente que não conhecia uma vírgula da história toda, que o flamengo não era hexacampeão, mas penta. Ainda que com a intenção errada, a CBF reconheceu o título de 87, o que deve ser considerado um marco para o Flamengo.

Um comentário:

  1. é preciso realmente ver tudo isso, desde o próprio campeonato de 87, como algo político, permeado por trocas de favores, por pura politicagem. dois campeões para aquele ano é o óbvio há muito tempo, por toda a bagunça feita pela própria federação. mas esta atitude de agora não mudará totalmente as coisas, não. no imaginário popular, por exemplo, os anti-flamenguistas continuarão ignorando a conquista, sabe-se lá com que argumentos, já que antes se utilizavam da cbf para isso. e com relação ao futebol brasileiro, a briga e o racha estão só começando. viva a zona de sempre!

    abraços.

    ResponderExcluir