terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Abbey Road Imortal

"There are places I remember all my life"   - In my life (The Beatles)

No dia 8 de agosto de 1969, quatro caras decidem atravessar um faixa de pedestres. 41 anos depois, essa faixa vira patrimônio histórico da Inglaterra.
Essa faixa se localiza na Rua Abbey Road. Os caras eram nada mais nada menos do que John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. O resto da história já da pra entender, não?

Na manhã do dia 8 de agosto de 1969, os "Fab Four" fizeram uma sessão fotográfica de 10 minutos, comandada por Iain Macmillian, na faixa de pedestres em frente ao estúdio Abbey Road, para a capa de seu mais novo e último álbum, também nomeado de Abbey Road. 
A capa é hoje, uma das mais conhecidas do mundo do rock, e foi imortalizada no Rock and Roll Hall of Fame.
A faixa original onde a foto foi tirada, foi apagada algum tempo depois da foto, e repintada três metros à frente para facilitar o trânsito. Mas nada que tire o simbolismo do local, que atrai milhares de fãs e não-fãs, a cada ano, que refazem a pose dos Beatles.
A foto também é uma das mais controversas do grupo, pelo fato de algumas pessoas acreditarem que ela traz indícios e mensagens de que Paul McCartney teria morrido em um acidente de carro em 1966. Segundo os supersticiosos, o fato de Paul estar descalço (os mortos são enterrados descalço na Inglaterra), além de estar segurando o cigarro com mão direita (Paul era canhoto) e placa do fusca "LMW 281F" (LMW - Linda McCartney Weeps; "Linda McCartney chora" ou Linda McCartney Widow; "Linda McCartney viúva"), são indícios que os outros três Beatles estariam dando de que Paul McCartney teria morrido. Além disso, o  número 28 da placa do fusca seria a idade de Paul se ele estivesse vivo ("if" em inglês é "se").
Superstições a parte, (tais ideias nunca foram provadas e é mais provável que seja fruto de uma mente criativa) a "imortalização" da faixa é algo que é comemorado por todos os fãs da banda. Em fevereiro do ano passado, o estúdio Abbey Road (mais famoso do mundo), onde os Beatles gravaram 90% de suas canções e onde a também banda inglesa de rock, Pink Floyd gravou importantes músicas, foi transformado em patrimônio histórico. O tombamento da faixa de pedestre em frente ao estúdio, "foi a cereja em cima do bolo" segundo Paul McCartney.



Para saber mais sobre, siga os links:

Álbum Abbey Road:

Estúdio Abbey Road:

Faixa Abbey Road:

Foto do Álbum Abbey Road:

Suposta Morte de Paul McCartney:


4 comentários:

  1. Algumas informações extras:

    Abbey Road é considerado por muitos críticos o melhor álbum da banda.

    Foi nesse álbum que George Harrison mostrou sua capacidade como compositor com duas excelentes músicas: "Something" e "Here comes the Sun".

    A música "In my life", que usei como epígrafe, é do álbum "Rubber Soul" e não do "Abbey Road".

    ResponderExcluir
  2. come together, right now. Over me!

    ResponderExcluir
  3. Guii, olha eu de novo aqui.

    Creio que eu não tenha nenhuma informação nova sobre o post, mas observei uma coisa interessante.
    Achei o post muito legal e, principalmente, imparcial. Vamos ver se mais alguém concorda comigo jaoifjoasidjsd (:

    ResponderExcluir
  4. pronto, agora li, kkkkkk, nao sabia q tinha virado patrimonio historico

    ResponderExcluir