domingo, 25 de abril de 2010

A música e suas funções

"Uma canção me veio sem querer" - Uma canção é pra isso  (Skank)

Como alguns de vocês leitores deste blog já devem ter percebido, inicio todos os meus textos aqui com algum verso de uma música. Isso porque acredito que podemos comparar cada momento de nossas vidas a uma música.
Muitos comparam os momentos da vida com um livro, um filme ou, quem sabe, um capítulo de uma novela. Já eu, prefiro as músicas. Acredito que elas trazem mais ensinamentos do que muitas frases de célebres pensadores, estudiosos, etc. Mas quando me refiro à música, tem que ser música mesmo. Nada daquelas baixarias (para não usar outra palavra de baixo calão) dos funks cariocas e dos indecifráveis raps estadunidenses. Respeito quem goste deste tipo de "música", afinal gosto não se discute, só não considero isso música. O por quê? Uma explicação:
Acredito que ao ouvirmos ou cantarmos uma música, seja ela qual for, de alguma forma, acreditamos nela. Ou seja: acreditamos na mensagem que ela transmite. Seja essa mensagem profunda, ou simplesmente algo divertido. Por isso que não ouço (muito menos canto) os benditos funksraps (além dos incessantes tambores e apitos da música eletrônica). As "mensagens" contidas nesses tipos de músicas extrapolam qualquer conceito de divertido e chegam ao conceito de algo grosseiro, sem escrúpulos.
Hoje, ouvir alguma música é meu passatempo favorito. Não fico mais no computador sem estar com o Winamp aberto, tocando algo (até mesmo agora enquanto escrevo este texto). Lavar louça então, sem ouvir os meus CDs? Um sacrifício. Mas, mais do que um passatempo, música é arte. Ela retrata a sociedade, a vida, qualquer coisa. O quanto podemos aprender sobre as décadas passadas se pararmos para ouvir as músicas respectivas à esse tempo? Da música romântica, passando pela música revolucionária e chegando a música que está lá para contar uma história (talvez sem pé nem cabeça), só para divertir. Sempre é uma forma de aprendizado, ao mesmo tempo, uma forma de arte e diversão.
Então, qual é ou quais são as funções da música? Várias. Infinitas, talvez. Abaixo, a letra de uma música do Skank, falando sobre a música (canção).

Uma canção é pra isso - SKANK

Uma canção é pra acender o Sol

No coração da pessoa
Pra fazer brilhar como um farol
O som depois que ressoa


Uma canção é pra trazer calor
Deixar a vida mais quente
Pra puxar o fio da paixão
No labirinto da gente


Pra consertar
Pra defender a cidadela
Pra celebrar
Pra reunir bairro e favela


Uma canção me veio sem querer
Naquela hora difícil
Joguei-a logo nesse iê iê iê
Por profissão ou por vício


Pra clarear a escuridão
Que o mundo encerra
Pra balançar
Pra reunir o céu e a terra


Uma canção é pra fazer o Sol
Nascer de novo
Pra cantar o que nos encantou
Na companhia do povo


Pra consertar
Pra defender a cidadela
Pra celebrar
Pra reunir bairro e favela


Uma canção é pra acender o Sol
No coração da pessoa
Pra fazer brilhar como um farol
O som depois que ressoa


Pra clarear a escuridão
Que o mundo encerra
Pra balançar
Pra reunir o céu e a terra

3 comentários:

  1. gosto bastante das composições do samuel rosa.

    e tô contigo, a música é o que nos guia nesse louco mundo.

    abração, gui!

    ResponderExcluir
  2. E aí Gui, o que achou do texto sobre pirataria do comecinho do ano? Eu adoro CDs originais e se tivesse grana compraria bem mais. Só perguntei pra saber a opinião do pessoal.

    Mas enfim, adorei o post e também odeio lavar a louça ou navegar na net sem música. Às vezes até leio ou faço tarefa com som.

    ResponderExcluir
  3. Não lembro do texto. Mas se é pra comentar a compra de CDs originais, não curto muito. Mas também não compro cópias. Quando quero um CD (aquele que vejo na Center Som por exemplo) vou lá e compro. Não compro uma cópia. Só não gosto muito porque raramente se acha um CD com muitas músicas boas, como o dos Beatles.Por isso prefiro gravar os meus.
    Já em relação à DVDs e jogos, sempre que tenho condições compro o original. Como as 10 temporadas de friends que comprei agora.

    ResponderExcluir